• Tudo começou há mais de dez anos, quando um casal gramadense descobriu que seu filho estava doente. Era algo delicado, muito além de um dedo cortado ou de uma febre. A criança estava com câncer. Foi aí que os pais fizeram toda a diferença: eles não se deixaram abater, lutaram muito e foram em busca de ajuda. Então as portas do Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul se abriram para salvar esse menino de Gramado. Ao voltar da capital com o filho curado, o casal já havia incorporado em suas mentes e seus corações uma grandiosa missão: a de realizar aqui a Corrida Pela Vida!

  • Essa é uma corrida diferente. O importante não é chegar antes, mas simplesmente chegar, participar. Como todo tipo de exercício, esse também faz bem à saúde dos participantes e dos pequenos pacientes com câncer hospitalizados em Porto Alegre/RS.

    A Corrida Pela Vida traduz o engajamento de todos em prol das crianças, numa real demonstração de solidariedade em Gramado. A cada edição, o número de participantes aumenta e a festa fica ainda mais animada. Para participar dessa corrida não precisa ter fôlego de atleta, basta ter coração!

    O Instituto do Câncer Infantil do RS é hoje uma referência para o tratamento do câncer na América Latina, pois tem alcançado um índice de cura de 70% nos casos atendidos. Para simbolizar essas conquistas, o instituto elegeu personagens e situações do famoso filme "O Mágico de Oz". Entre eles, o Leão da Coragem, que representa para as crianças e adultos a coragem que torna possível enfrentar e vencer a doença.

  • Como tem um caráter beneficente, a Corrida Pela Vida envolve não só a comunidade local, mas muitos turistas que participam dessa grande festa em benefício da vida. Além de gramadenses e visitantes, há também alguns convidados especiais, como o personagem Radicci, criado pelo humorista Iotti.

    "Radicci" é o mais legítimo representante dos descendentes de italianos no Sul. O “gringo” tem um temperamento forte, adora o ócio e o vinho! Há 10 anos, ele foi convidado pelo Leão da Coragem para participar dessa corrida diferente. Então, a cada ano, "Radicci" vem a Gramado e faz todo mundo se divertir.

  • Tijolinhos Amarelos é o nome dado ao informativo feito pelo ICI/RS no qual são divulgadas todas as atividades e conquistas em prol da saúde. Em parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, essas conquistas são inúmeras e podem ser vistas no espaço físico, totalmente preparado para receber crianças e adolescentes de todo o Estado. A Estrada dos Tijolinhos Amarelos simboliza a construção do caminho da cura, pois traduz a adesão de inúmeras empresas que viram nesse projeto um futuro de esperança. E esse futuro vem sendo construído a cada dia com a busca permanente de qualidade em todas as áreas. É uma história bonita de se ver e de se contar.

  • O Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul é muito mais que uma instituição assistencial. Além de oferecer tratamento e apoio para centenas de pacientes, também é um centro de pesquisa da cura do câncer infantil, constituindo-se numa referência confiável para médicos de todo o Estado e do país.

    A grande maioria das crianças e adolescentes atendidas no Serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) são carentes. Desse modo, foi necessário viabilizar a construção da Casa de Apoio e do Centro de Apoio, próximos ao hospital, que possibilitam que as famílias do interior do Estado possam acompanhar as crianças durante o tratamento.

    Por isso, o instituto utiliza a verba arrecadada em ações como a Corrida Pela Vida para ampliar esse serviço de apoio junto ao Hospital de Clínicas, que só em 2006 ultrapassou a marca de 21 mil atendimentos e três mil internações. Há mais de 15 anos, desde a criação do ICI, o voluntariado tem sido o realizador dessa história de amor, compromisso e transformação de esperanças em vida.

  • A edição anual da Corrida Pela Vida de Gramado geralmente acontece entre os meses de outubro e novembro. Para se inscrever, basta ir até um dos postos de venda e adquirir uma camiseta alusiva ao evento, que conta com o patrocínio e o apoio de diversas empresas e também de muitos de voluntários.

    A cada edição, 20% da renda líquida arrecadada é destinada à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Gramado e 80% ao Instituto do Câncer Infantil do RS.

    Para reforçar a divulgação do evento, é realizado um concurso de desenhos que premia crianças com bicicletas. A Corrida Pela Vida é sempre uma grande festa solidária, pois conta com a participação de muitos convidados especiais, sorteios de bicicletas, brindes e show com bandas locais, além da tradicional caminhada pelas principais ruas da cidade.

  • “O primeiro passo é você quem dá: Corrida Pela Vida!
    Convide seu pai, seu amigo, vizinho,
    Quem tem coragem de leão nunca corre sozinho!”



    Com informações do ICI/RS




  • Este ano acontece a 15ª edição, e o novo formato acontece com uma corrida de revezamento, que se iniciará em Porto Alegre, no Instituto do Câncer Infantil.

    Às 19h30min de sexta-feira, dia 21 de setembro, um paciente internado do Instituto acenderá uma tocha que será transportada pela equipe de corredores até Gramado – cerca de 130 quilômetros de trajeto.

    Oito maratonistas ficarão responsáveis por trazer a tocha até Gramado, onde por volta das 13h deverão chegar no Lago Joaquina Rita Bier para dar início a essa grande festa por aqui.

    Ao chegarem no Lago Joaquina Rita Bier, em Gramado, os corredores acenderão uma pira que estará localizada no centro de um dos mais bonitos pontos turísticos da cidade, dando assim início a uma caminhada de revezamento de 6 horas a ser realizada por até 20 equipes.

    Estas equipes serão formadas com no mínimo vinte integrantes e homenagearão pessoas que tiveram ou tem câncer.


    Clique aqui para saber mais sobre as novidades